28 de agosto de 2009

A verdade.

Em que dias fostes ao encontro
e deste encontro,
encontraste a verdade.

Mas se a verdade valoriza a mentira,
Do que se trata saber algo?

E, de quantas verdades somos feitos?
E de quantas verdades
decidímos fazê-las de mentiras?

17 de agosto de 2009

Abertura do Mapa Cultural

Sábado de manhã (15) na abertura do Mapa Cultural Paulista, um projeto da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte.



Eu e as telas premiadas.



Telas premiadas



Na foto Edson Bueno de Camargo e Cecília Camargo representantes da fotografia e literatura. Aliás, obrigado aos dois por me cederem as fotos.

Faltou a foto do Boné, outro artista da cidade, que compareceu e representou forte!

Mapa Cultural - Primeiro Lugar



Foto dos artistas premiados, jurados e o pessoal da organização e prefeitura. Pra ver mais click no link do fotógrafo Bene Rocha

E pra quem quiser conferir de perto minhas obras a partir de hoje, dia 17 até 31/08 na Pinacoteca de São Caetano do Sul.

Meus trabalhos passaram para a fase estadual do Mapa Cultural em primeiro lugar.
Mas o que me deixou mais feliz e satisfeito foi rever o artista plástico Ibere Romani e conhecer o artista plástico Fernando Durão do qual eu sou seu fã, hoje presidente da APAP - Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo - e um dos jurados.
Só de conhecê-lo eu fiquei emocionado, confesso, agora imagina a minha satisfação de ter a minha obra julgada por um dos melhores artistas plásticos do Brasil e ainda receber elogio do próprio... Eu que sou só elogio por ele...

Pode parecer pouco, mas é isso que me motiva a continuar em frente com meus trabalhos...

Obrigado a todos...


11 de agosto de 2009

Claustrofobia Artistica?!?!?!?!?!?!?!



Essa série de desenhos surgiu desde quando comecei a pintar as Billy's, sempre fiz rascunhos e deles surgiram as pinturas. Mas aqui é diferente, os desenhos são desenhos prontos.
A regra que me dei foi: usar o mínimo de traços que me satisfizessem.

O quadrado. As formas. As curvas. Ambivalênscias entre si.

Cada um faz, ou traz de si um significado para cada trabalho. Muitos pintores não dizem o que pintam, mas eu vou tentar explicar, posto que nem todos os significados vou explicitar aqui.
Tratando de sentimentos coloco aqui esses desenhos como se eu não conseguisse sair de algum lugar apertado. Tenho claustrofobia, e só pelo fato de desenhar a Billy dentro desse aperto já me deixava afoito. Fora isso, tem a relação de como estou me sentindo com relação aos meus trabalhos. Eles não saem de casa, não vão a exposições e não dizem muitas coisas para as pessoas (leigas). Quando dizem: "continue com seu trabalho ele é muito bom, mas não tem mercado para ele. É muito original" e blá,blá,bla, siga o mercado vc tem o dom... segue o mercado? vai se fud... já não basta nas indústrias: faça isso ou aquilo... e agora na arte? esse mundo está de cabeça para baixo.
Vou seguir a minha arte sim, sendo original, sendo criativo, sendo intuitivo, e fazendo minha arte sem deixar de pensar. Não vou me vender pra vc seu galerista sem noção, ou pra qualquer galerista sem escrúpulo e que não tenha sensibilidade para entender a complexidade dos meus trabalhos. O artista sério não se vende ele se cria. Não preciso de esmola, preciso apenas ser eu mesmo; e isso, eu sempre serei... independentemente de vender milhões.
Eu tenho família e orgulho; e o principal: não estou a venda!

Obs. Ainda vou trabalhar com um galerista sério e com muita visão... só não foi desta vez.

4 de agosto de 2009

Good or Bad - Bom ou Mal. Nova arte.



Mais uma vez as cores, mas aqui também a questão entre o bem e o mal.
Será que o mal só nos exerce pressão para roubar, matar, mentir?
Penso que não. A maldade esta em nós quando nos acomodamos também. Sim, somos mal conosco quando não fazemos o que planejamos.
Preferimos o conforto do sofá, do que a vida ralada. Sim, as vezes fico com preguiça de andar de skate, preguiça de pintar, etc.
Nesse sentido faz sentido a minha pintura: o mal presente diariamente - a preguiça, o desânimo, o desapontamento.
Mas posso, e vou insistir na arte por mais difícil e complicado que seja o caminho, seja lá qual for, pois estou nele mas não sei aonde vou chegar... Aqui deixo mais próximo o anjinho do bem que quer, e insisti com que eu mantenha firme todas as minhas convicções.

A Billy para si



Para quem é bom observador e conhece algumas teorias sobre cores saberá que esse foi um dos meus melhores trabalhos, ou pelo menos um dos mais inteligentes com relação a isso.
Juntei algumas teorias, misturei e consegui resolver esse enigmático quebra cabeças que me tomou um bom tempo. Além da complexidade das cores o resultado visual e poético se encaixaram perfeitamente. Costumo não gostar de meus trabalhos, sempre querendo melhorar, mas esse em especial adquiriu vida própria especial...

Nossa Senhora Aparecida - Novo trabalho


Acrílica sobre tela. 80 x 60 cm
 
Copyright © 2007-2011. Éder RoolT.

Todos os direitos reservados.