12 de março de 2011

Do livro Hum: Tratado sobre Milhares de Andorinhas

Introdução

O artista não deveria existir,
seja lá de qual arte ele pratique ou se identifique. Vamos acabar com a arte e com todos os artistas!!! Morram todos! E todos, significam, até aquele que tem uma mínima fagulha de arte acesa dentro de si mesmo. Morram!!! Matar artistas não é assassinato, é um favor, É UM FAVOR! Por favor, matem todos os artistas! Ninguém pertencente a essa raça de artistas deve sobreviver e eu digo ninguém... ninguém! Alguém está me ouvindo? — Estou gritando desesperadamente; meu estômago dói, meus olhos estão em labaredas enormes, minha língua quer saltar ao chão. As lágrimas tentam, tentam, em vão... empedram.
“Vocês estão me ouvindo?” Matem todos os artistas, não deixem que vivam, matem todos; eles te agradecerão. Eu prometooooooo!!!!!! “Por que ninguém me ouve?” Estou berrando! “Estão todos surdos?” Seus tolos, eu estou com a verdade! Esta verdade é minha! Eu lhe prometo qualquer coisa; lhe darei tudo! Matem os artistas! Matem os artistaaaassss!!!

(Pra que viver fazendo arte? Pra que morrer pela arte? Por que sofrer pela arte? Por que a arte? Por que tudo parece existir? Por que à arte?).
Posso citar inúmeros artistas mas você; você Van Gogh. Você foi de todos, de todos, o mais babaca, o mais otário. Babaca! Morreu na miséria, passou fome, perdeu a orelha — sofreu! Em nome do que? Da arte? Babaca! Arte não existe! Hahaha!!! E o que vale para você hoje? Seu nome estampado na fachada de um museu moderno? Seu otário! O pior de tudo é que 99% das pessoas que visitam o “seu museu” não vêem suas telas. Hahaha!!! Seu nome não te serve pra nada depois de morto. Enquanto isto, outras pessoas as custas de tua miséria lucram vendendo e falsificando seus trabalhos. Vai trouxa! Morreu pobre! Tudo pela arte? Cabaço! (Que raiva!) O que te adianta ser famoso após a morte, quer dizer após 100 anos? Morreu na miséria; os ratos imundos que viviam no esgoto a céu aberto atrás do seu barraco morderam sua orelha e mijaram em suas telas que nada valiam. Nada! Nem um centavo! O mundo para você é uma privada onde ninguém quer saber de limpar a bunda.
Outro que vale a pena citar: você deve conhecer o Mário... Mário de Andrade, outro babaca! Aqui no Brasil morreu pela sua arte; escrevia, usava palavras. Caneta ao invés de pincel, um mané!!! O pior de tudo? Ele era idealista! No Brasil isto é caso de loucura, internação! Hoje homem de grande orgulho, tem seus livros publicados, sua história contada, homenagens, apareceu em filmes, em minissérie, teatro... Claro que não é sobre sua vida de imbecil! Passou muita necessidade, até fome. Ah! O álcool. Bebia. Enxugava! Hoje, orgulho nacional, dentre os letrados e os não letrados, seu nome é reconhecido nacionalmente, que orgulho! Grande artista; fez muito pela nossa arte! No Brasil isto não existe! Quer fazer arte? Então... morra de fome! Mário, tenho orgulho de você, você é o cara! E tenho orgulho dos que te conhecem e sei também que aqui no Brasil 99,9% daqueles que já ouviram seu nome e sabe que você foi escritor, oh Mário... 99,9% das pessoas nunca leram seus livros. E pra que você insistiu na arte? Por quê você? Você é tolo?! Ninguém lerá seus livros mas todos sabemos do grande homem que fostes, mas e daí? Você sofreu, passou fome, morreu e ainda por cima... ninguém te lerá... hahaha!!!
E o que bate o recorde, um dos piores artista de todos os tempos em gênero, grau e número é o Leminsk, sim, o maior de todos os otários — este poderia ser o que quisesse. Que babaca! Escolheu o Judo que não dá dinheiro nem pra um campeão e ainda por cima foi ser poeta, hahaha! A pior de todas as escolhas. Seu sofrimento em si foi o menor, claro! Poeta já nasce sofrendo e este por capricho do destino ou cousa pior, acreditou na poesia. Seu idiota! Acreditar na salvação através da poesia, nem Deus neste caso salva. Você Paulo, nome de papa, nome de santo, nome para poucos. Profissão para ninguém. Poesia; poeta, isto tudo nunca existiu — isto é maluquice. Pensei um dia; quero ser assim — Paulo, imagina? Sobrenome Leminsk. Tudo! O filho da piiii... me enganou. “Por que ninguém me ouve?” Estou me esgoelando de gritar. E você Paulo vai me ouvir ou também vai fingir que não é com você? Você sabe do que eu sofro? Você não é poeta? Então? Se vira! Não quer me ajudar agora, por que? Passou fome seu metamorfo! Perdeu a mulher? E então... o amor acaba...
E fazendo o último comentário, e realmente merecedor deste. Santos Dumont, sim ele, Dumont, este que viveu da maneira que quis graças ao café de seu pai. Artista nato e também conhecido por seus inventos. Inspirou o mundo! Mas foi um grande babaca; sim talvez um dos maiores, pois ele realmente acreditava em um mundo melhor. Por que todo artista tem que ser sonhador? Mundo melhor! Hahaha! Que cretino, que venha toda bosta! No caso dele chegou. Usaram seu avião para fazer guerra. E no Brasil o único aeroporto que levava seu nome: Santos Dumont, o pai da aviação, seu grande e único reconhecimento, hoje, aeroporto Tom Jobim. “Quem foi o filha da piiii... brasileiro que deixou isto acontecer?” Não desrespeitando o mérito do Tom como músico, mas o que ele tem haver com aviação?! Ou eu sou muito burro e ignorante ou o que? O Tom deve pedir desculpas todos os dias para Dumont. E realmente, depois de tudo isto somente sendo um grande homem como foi o Santos, muito centrado e convencido de suas próprias convicções, e como astuto e cavalheiro pôde antecipar sua própria morte. — Quero renascer em qualquer país, menos no Brasil — comentou com o Tom.

Por que eu me sinto assim???
Por que eu sou um chato?! Por que eu sou revoltado?!
Nada disso, talvez porque eu seja sonhador e como sonhador, sonho todos os dias com um mundo melhor e sem idiotas que degeneram nosso mundo. Eu sou o Cidão: o revoltado — perante a sociedade, e para o leitor... apenas o narrador. Pra mim eu não sou revoltado, eu só não aceito a ignorância das pessoas, principalmente daquelas que se dizem “instruídas” e na verdade são pessoas “ignorantemente instruídas”. Porque podem até saber de cálculos e leis (se é que sabem; eu penso que eles fingem saber) mas não entendem nada da vida e como ela funciona. Se nós tivéssemos pessoas realmente instruídas com muita certeza que o Brasil seria o melhor país do mundo.

Nenhum comentário:

 
Copyright © 2007-2011. Éder RoolT.

Todos os direitos reservados.