25 de fevereiro de 2011

Rembrandt Research Project (RRP)


Homem com um Capacete de Ouro, Gemäldegalerie, Berlin

Há muito considerado como uma das melhores obras de Rembrandt (cerca de 1650), foi então desclassificado pelo RRP no vol. II do Corpus. A pintura permanece em cartaz, como "Círculo de Rembrandt".



The Polish Rider, Frick Collection, New York

Importante estudioso do RRP Josué Bruyn rejeitou a pintura, mas o Frick continuou a afirmar que o mesmo é autêntico. Na última RRP Corpus, no catálogos Van de Wetering como "Rembrandt (com acréscimos posteriores) " e as datas em que a cerca de 1655.


O "Rembrandt Research Project" (RRP), deve ser fechado, embora esteja perto de terminar o seu catálogo completo. Após 42 anos de trabalho, os cinco volumes do "Corpus of Rembrandt Paintings" foram publicados. Era para ter sido um volume mais detalhado, mas isso foi descartado.

Em detalhe meticuloso, o "Corpus" oferece 240 pinturas que têm sido aceitas como obras de Rembrandt, com 162 dúvidas ou foram rejeitados. Isso deixa 80 obras que ainda não foram catalogadas, um quarto da obra. Estes serão incluídos em um volume menor de resumo.

No mês passado, o conselho RRP decidiu desacelerar o projeto até o final deste ano. Presidido por Ernst van de Wetering, seus membros são Egbert Haverkamp-Begemann (New York University), Taco Dibbits (Rijksmuseum), Peter van de Ploeg (Waanders publishing) e Rudi Ekkart (Netherlands Institute for Art History).

Maiores informações sobre as pinturas serão adicionados e os dados serão complementadas com material do PRR e disponibilizados na web (www.rembrandtdatabase.org)

17 de fevereiro de 2011

O primeiro personagem que fiz: o Capitão América



Todo mundo começa a pintar desde cedo, mesmo que seja rabiscando o chão com pedra, o lápis no papel, a caneta na parede (tomei muita bronca por causa disso), e hoje meu filho pinta a casa inteira (mas não dou bronca nele).
Os primeiros desenhos que copie, sem excessão foram os quadrinhos do Maurício de Souza e sempre gostei mais do Chico Bento e do Cascão. O curioso é que eu nunca copie o Chico nem o Cascão, mas até hoje, sem precisar olhar, eu faço as paisagens que compõem os quadrinhos.
O primeiro personagem que eu aprendi a desenhar foi o Capitão América, junto com uma revistinha que ensinava a técnica do "quadriculado". Nessa época eu tinha menos de dez anos e desde cedo já me mostrava autodidata. Curioso lembrar dessas coisas e ter uma referência da onde estou e ainda busco alcançar.
E para comemorar os 70 anos da criação de Capitão América criado por Joe Simon e Jack Kirby em 1941. Publicado pela Marvel Comics, o Sentinela da Liberdade terá um filme com estreia no dia 29/7 no Brasil, alguma dúvida se eu vou?

3 de fevereiro de 2011

Apenas um tempo

Passando em baixo do tempo, verifico que não cresci, nem passei. Apenas o fico. Ser apenas eu é tão incansável que nenhum tempo dura.
As palavras cessam quando penso e duram quando não. Sei ser todos mas quando preciso de mim, nem sei se escrevo correto; - mas que venham todas as verdades, para que tenhamos de encarar as mentiras tanto quanto todos nós. Somos tudo e nada. Somos apenas nós num mundo de apenas eus.
 
Copyright © 2007-2011. Éder RoolT.

Todos os direitos reservados.