22 de novembro de 2012

Tintas / Pigmentos


Algumas pessoas me mandam mensagem perguntando que tinta eu uso e o porquê. Resumidamente:
tinta a óleo é uma tinta de secagem lenta que consiste numa mistura de partículas de pigmento em suspensão num óleo secante, sendo o mais comum, o óleo de linhaça
Tinta a óleo no wikipedia.org

Discuto sobre tintas a óleo com meus amigos pintores frequentemente, muitos de nós temos nossas próprias convicções do que é, e para que serve, e principalmente: como usar as tintas. Mas esse grupo de amigos pintores profissionais ainda é pequeno. Infelizmente a grande maioria dos pintores não pensam que há necessidade de entender e saber a fundo como funcionam as tintas. Primeiro coisa é: não existe tinta, o que nós profissionais precisamos pensar é no pigmento. E entender o "pigmento" é fundamental.

Como sou técnico e engenheiro químico posso chegar a inúmeras conclusões pois realmente estudei a fundo a parte técnica e fico triste quando pintores amadores dão seu toque pessoal a pintura: inventam teorias, misturam magias, criam fábulas. Pior, uns até ensinam! CUIDADO!!!

Vou explicar melhor: 
Primeiro, vivemos no século XXI, e a produção de tintas industriais evoluiu. Existem pesquisadores, engenheiros e uma cadeia de profissionais sérios e até marqueteiros de plantão dizendo comprem essa ou aquela marca de tinta; é o mercado de tintas e pigmentos como qualquer outro. Nós artistas, praticamente somos o último elo da cadeia produtiva: o consumidor que em sua maioria compra tintas de qualidade baixa.
Como consumidor quero o melhor, pelo menor preço, ou, por um preço x custo benefício.
Nas tintas a óleo industriais esse custo benefício vem em tubo "lacrado" e quando aberto não se sabe ao certo sua composição. Na regra, quanto mais barato o tubo de tinta, mais sujidade contem. 

Com o mundo globalizado até mesmo as grandes marcas de tinta a óleo, tempera, aquarela, etc., pertencem a grandes grupos de investidores, ou seja, produzir muito, diminuir a qualidade, realizar o marketing, aumentar o lucro. E nós pintores? ficamos nas mãos das pesquisas de opinião para lançarem essa ou aquela cor, ou aquele produto. Desculpem, podem ficar até chocados, mas algumas técnicas de pinturas são ensinados "errados" por supostos profissionais para usarmos produtos em excesso. Juro! Está no próprio site dessas empresas é só entrar e checar.

Como descobrir isso? estudando, estudando e estudando.

Já sei, vou fazer minhas próprias tintas! no meu caso deixo para os pintores saudosistas. 
Adoro os pintores saudosistas, mantem a tradição da pintura em seu cerne, uma pintura pura. Adoro alguns deles pois eles validam a sua dedicação ao simples prazer de fazer tudo, mesmo sabendo que não precisam.

Com tudo isso de errado acontecendo uma coisa é certa. a qualidade das tintas é muito superior ao do século XIX. E se fossemos fazer no atelie, demandaria tempo, máquinas, assistentes, e volta ao começo do processo comprando pigmentos puros e como analisar sua pureza?

No mundo penso que existem umas dez marcas para fornecer tintas a óleo de qualidade, umas cinco marcas de excelência. Dentro dessas cinco marcas apenas uma marca de excelência é vendida no Brasil: a Maimeri Puro, encontrada na Casa do Restaurador aonde vc pode consultar os catálogos e fazer suas próprias escolhas. O pessoal sabe tudo da Maimeri, são muito atenciosos e pacientes, podem lhe explicar e tirar todas suas dúvidas. Na Casa do Restaurador vc também vai encontrar a Maimeri Classico e a Artisti que tem o custo x beneficio excelente. É o lugar aonde encontro tudo que preciso para executar meus trabalhos.




Sem Título óleo sobre tela 15x20 cm 2012
Usando apenas tintas Maimeri


maimeri.it
casadorestaurador.com.br


Boa Pintura!

 
Copyright © 2007-2011. Éder RoolT.

Todos os direitos reservados.